sábado, 21 de agosto de 2010

Compiz com placa de vídeo intel 82945G

Depois de estar com o meu Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) recém instalado, configurado e rodando redondinho, veio a idéia de habilitar os efeitos visuais. Qual não foi a minha surpresa quando a máquina travou a menos de 30 segundos de uso após a ativação! Depois de incansáveis tentativas, com alterações nos efeitos no Compiz e reinicializações da máquina, o problema persistia. Algumas vezes travava em 2 ou 3 minutos, noutras em menos de 10 segundos. 
Após pesquisar na web, cheguei a conclusão de que era um bug no driver da minha placa de vídeo, uma intel 82945G/GZ, já que muita gente com esta placa tinha o mesmo problema. Após algum tempo atualizando os drivers da intel através de um ppa com as versões de desenvolvimento, seguindo algumas sugestões, o problema persistia. Neste ponto desisti de buscar uma solução, pois a final este não era um recurso essencial para mim.

Daí veio a migração para o Ubuntu 10.04 (Lucid) e após uma reinstalação do sistema reacendeu a esperança de por o Compiz pra funcionar! Mas outra vez, decepção... o problema persistia da mesma forma. Outra vez deixei o meu gnome em paz, funcionando perfeitamente com o Metacity.
Um belo dia surgiu um bug maluco na interface: Ao iniciar a máquina, todas as janelas abriam sem a barra de título! A primeira solução que encontrei foi, a cada vez que iniciava o PC, ativar os efeitos e desativa-los logo em seguida, o que fazia tudo voltar ao normal. Novamente, depois de muito pesquisar, não consegui encontrar uma solução definitiva, até que descobri uma palhativa que não precisava da minha intervenção: Instalar o Compiz-Fusion-Icon! Ele fica como ícone na área de notificação e dá acesso fácil a algumas configurações, tal como alterar o gerenciador do Metacity para o Compiz e vice-versa. Configurando o gerenciador padrão para o metacity através do Compiz-Fusion-Icon resolveu o problema, provavelmente porque ele seta o gerenciador após o gnome iniciar. 

Problema resolvido, veio o momento de dar mais uma olhada nos recursos do Compiz-Fusion-Icon. Encontrei duas opções do Compiz: Loosing Biding e Indirect Rendering. Imediatamente veio a idéia de alterar estas configurações e testar os efeitos. Desta vez uma grata surpresa! Na primeira tentativa, habilitando o Indirect Rendering, habilitei os efeitos e... não travou. Uma hora se passou e tudo perfeito. Começei a habilitar os efeitos mais avançados e após algumas horas, tudo perfeito. Finalmente problema resolvido. Dei uma pesquisada na web sobre o Indirect Rendering e o vídeo Intel e achei uma referência ao Compiz-Fusion como solução deste problema! Agora era tarde, já havia resolvido pelo caminho mais difícil.

O lado bom de tudo isto é que o Compiz não é só uma "decoração bonitinha ou uma firula" como muita gente pensa. Ele acelera muito a velocidade da interface gráfica! Agora posso finalmente dizer que a "responsividade" do meu gnome é MUITO melhor do que a do Ruindows XP.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário