sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Usuários brasileiros do Ubuntu no O Globo

Um jornalista que procurava usuários de Linux que não tivessem tido contato prévio com o Windows,  publicou uma longa matéria no site do O Globo, descrevendo o Ubuntu, aplicativos livres e o histórico de vários usuários do sistema.
Em destaque um trecho do texto do Carlos Alberto Teixeira. O link para a versão integral (apresentando usuários dos 4 aos 43 anos) está aqui: [oglobo.globo.com]

“(…) Preparando-me para escrever esta matéria, soltei via GoldenList uma convocação, conclamando usuários do Ubuntu a contarem suas experiências. Graças à valiosa ajuda de Paulino Michelazzo, que postou meu apelo na newsletter do Br-Linux.org, obtive ótimo retorno — conheci personagens super-simpáticos e cheios de histórias bacanas sobre suas experiências.

Conheça alguns desses ubunteiros de mão cheia.

Em resposta ao chamado feito no BR-Linux, recebi um email de Marco André Mendes. “Gostaria de informar que meu filho Gabriel, hoje com 10 anos de idade, utiliza Ubuntu desde 2008 aproximadamente. Ele o usa em casa e na escola” — disse Marco. — O contato dele com Windows é pequeno, apenas algumas vezes na casa dos avós. Mas ele prefere o Ubuntu e quer que eu o instale lá também.

Liza Mendes (foto), irmã de Gabriel com 4 anos, também utiliza Ubuntu desde nova, em casa e na escola dela, onde o próprio pai instalou o laboratório educativo de informática.

— Claro que a Liza usa muito menos o Ubuntu do que o Gabriel. Mas ela já utiliza o navegador, o software educativo GCompris, o programa de desenho Tuxpaint, e o joguinho Homem Batata, entre outros. Também acessa bastante o Escola Games e o site do Smilinguido — explica Marco.

Liza fará 5 anos agora em novembro. Ela está no Jardim e é ubunteira desde que começou a mexer no computador, com cerca de 2 anos de idade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário